Ter ideias de negócios é um desafio para toda pessoa que pensa em empreender e deixa muita gente paralisado esperando encontrar a ideia perfeita ou buscando qual é a ideia de negócio mais lucrativa do momento.

Hoje eu quero te mostrar um passo a passo estruturado para você gerar pelo menos três ideias de negócio incríveis para começar o seu planejamento e tirar o seu sonho do papel.

Descubra o que você tem a oferecer

Não adianta empreender com algo que não tenha a sua essência e que depois de um tempo você irá perder o interesse ou não irá nem conseguir levar adiante. O seu negócio precisa ser algo que acima de tudo te inspire.

Por isso o primeiro passo para ter ideias de negócios é olhar para dentro, descubra o que você tem a oferecer analisando suas experiências profissionais, talentos, histórias de superação e paixões.

Experiências profissionais podem ser transformadas em produtos e serviços.  Neste momento anote todas as suas experiências profissionais, abra a sua mente não necessariamente você irá criar algo exatamente como desempenhava na suas atividades mas elas podem indicar um caminho a seguir.

Seus talentos são os seus super poderes, talento é qualquer padrão de ação que você desempenha bem e que pode ser usado produtivamente, observe quais são as atividades que você se destaca e que flui de maneira natural para você.

Outra fonte muito importante para ter ideias de negócios é a sua história, se recorde de quais são as suas histórias de superação e tudo que você aprendeu com estes momentos, muitas pessoas podem estar passando pela situação que você passou e você pode criar um serviço para ajuda-las pois você sabe como resolver.

Existe alguma área que você é apaixonado? Este pode ser o inicio de uma ideia de negócio. Não é simplesmente “faça o que você ama” pois as atividades que você tem paixão por si só nem sempre podem se transformar em negócios rentáveis, porque para ser rentável precisa ser relevante para as outras pessoas, se adequando a isso pode se tornar um projeto incrível.

Busque por oportunidades para ter ideias de negócios

Depois de analisar o que você tem a oferecer é preciso buscar por oportunidades que se relacione com estes aspectos.

Aqui é o ponto fundamental para a sua ideia ter relevância e retorno financeiro e para isso é preciso atender a uma necessidade ou desejo das pessoas.

Nesse momento cuidado com a armadilha de buscar um negócio que esteja no auge como a mais nova tendência de mercado pois geralmente esse auge é passageiro e atrai muita gente oferecendo o mesmo produto ou serviço.

Já temos muitos negócios mas na maioria dos mercados existem necessidades que não estão sendo atendidas ou são atendidas com deficiência e isso é uma oportunidade. Pesquise por áreas com demandas que a sua ideia de negócio irá suprir a carência.

Outra forma de identificar oportunidades é utilizar a estratégia de nicho de mercado.

Nicho de mercado é a estratégia de identificar um grupo de pessoas com uma necessidade ou desejo especifica que não esta sendo atendido pelos produtos e serviços existentes no mercado. Como por exemplo os casamentos intimistas que são cerimônias pensadas para o casal que deseja um evento mais econômico, feito apenas para as pessoas próximas e com um clima mais intimo diferente das grandes cerimônias, esse é um nicho de mercado que não estava sendo atendido pelas empresas tradicionais então empreendedores criaram serviços especializados para esse público.

Para identificar um nicho de mercado primeiro escolha o mercado macro que pretende atuar como: Saúde, Negócios, Alimentação, Relacionamento e Hobbies, e depois comece a pensar nos nichos específicos que você pode atender lembrando de relacionar com o que você tem a oferecer.

A ideia perfeita

Nesse momento você já teve ter tido alguns insights, mas o que paralisa muita gente é a busca da ideia perfeita, falo sobre isso no artigo 5 mitos que te contaram sobre empreender.

Não se preocupe se você não tem uma ideia inovadora, pense em uma ideia de negócio que melhore algo existente e use a criatividade para torna-la diferente. Deixe aflorar a sua criatividade, todas as pessoas são criativas mas essa criatividade precisa ser acessada e incentivada.

Busque pensar em uma ideia que tenha algum aspecto diferente, e essa diferença pode ser no produto, formato, embalagem ou comunicação.

– Questione, em que o meu produto ou serviço pode ser diferente que agregue valor as pessoas?

Tenha um algo a mais para acrescentar no mercado que você pretende atuar e pense sempre em como ajudar as pessoas, essa é a chave definitiva para criar um negócio de sucesso. E quanto a palavra ajudar, não se limite. Entenda ajudar como: facilitar, solucionar, tonar belo, melhorar, simplificar, divertir e muitas outras formas de agregar valor a vida das pessoas.

Depois de passar por essas etapas é necessário manter o foco e eliminar aquelas ideias que não se adequam ao que você deseja. Selecione três ideias que englobe os itens abaixo:

  • Suas experiências profissionais, talentos e/ou paixões
  • Atenda a alguma necessidade e desejo das pessoas
  • Tenha um diferencial e ajude as pessoas

Conclusão

Depois de estar com as suas três ideias definidas se imagine executando cada uma delas em detalhes e verifique como você se sente para saber a ideia que mais te agrada.

Por fim utilize a estratégia utilizada pelas grandes empresas para testar novos produtos e mercados – o protótipo.

O protótipo é o seu produto ou serviço feito de maneira o mais simples e barata possível para testar o mercado. Crie uma pequena amostra do que você pretende vender e divulgue para as pessoas para saber se vale a pena investir na ideia.

Ter ideias é o primeiro passo para que você possa começar a planejar o seu negócio, comece agora mesmo.

Me conta nos comentários fervilhou ideias na sua cabeça?

Se você gostou desse artigo compartilhe com os seus amigos que também estão em busca de uma ideia de negócio.