Muitas pessoas quando pensam em empreender esquecem de pensar no seu diferencial.

E essa é uma poderosa estratégia de marketing para que você possa começar a empreender com muito mais chance de sucesso e ser única no seu mercado de atuação.

Ter um produto ou serviço diferenciado irá te permitir ser especial e conquistar o seu espaço de tal maneira que você não precisará se preocupar com a concorrência.

E para isso você precisa responder a pergunta: Por que seu futuro cliente deveria escolher você?

Acompanhe os tópicos abaixo para descobrir como criar um diferencial ao empreender.

Conheça o seu público alvo

Para se diferenciar primeiro conheça o seu público alvo buscando entender o que você poderia agregar ao seu produto que seja relevante e entregue valor para eles.

Entenda as dores, os objetivos, sonhos e desejos e pense de que maneira o seu produto ou serviço poderia agregar valor para as pessoas.

Também é importante analisar o que esta sendo ofertado no seu mercado de atuação pelos seus concorrentes para saber o que você pode fazer de diferente.

Tenha foco

A diferenciação pode ocorrer em vários aspectos, busque escolher em quais você pode se diferenciar, escolha de 1 a 2 e foque neles, pois se tentar se diferenciar em muitos aspectos você poderá não conseguir ser assertivo. Seja o melhor que puder ser naquele que escolher. Abaixo exemplos de aspectos de diferenciação.

  • Produto (Sabores diferentes, Qualidade superior, Formato inovador)
  • Embalagem (Criativa, Prática ou Sustentável)
  • Entrega (Rápida)
  • Atendimento (Especial)
  • Comunicação (Criativa, descontraída ou amigável)

Pense fora da caixa

Para ter um produto diferente você irá precisar pensar fora da caixa e deixar aflorar a sua criatividade, todos são criativos só precisam de incentivo para novas ideias porque na maioria das vezes somos muito lapidadas e isso pode inibir a criatividade.

Sua criatividade precisa de incentivo, siga as dicas abaixo:

  • Se inspire com exemplos de negócios criativos
  • Visite exposições e feiras criativas
  • Busque inspiração em mercados totalmente diferente do seu
  • No primeiro momento não julgue nenhuma ideia apenas se permita criar

Faça um brainstorm ou tempestade de ideias para depois selecionar as 3 melhores ideias levando em consideração os itens deste artigo.

Use sua essência única

Eu acredito que todas pessoas tem algo de único e especial a oferecer para o mundo, algumas pessoas apenas não sabe disso, ainda.

Pense comigo, nesse universo gigantesco ninguém é igual a você, isso não deve ser desperdiçado.

E para empreender é muito importante saber a sua essência pois ao saber disso você poderá utiliza-la no seu negócio e torna-lo especial.

Mas o que é a sua essência? Sua essência é a sua combinação única de talentos, valores, propósito e experiência de vida. É o que te faz ser quem você é.

Você é criativa? comunicativa? responsável? Como isso pode agregar valor ao seu produto?

Pense em como você pode utilizar a sua essência para diferenciar o seu negócio, aqui nós mulheres temos vantagens pois somos especialmente inventivas e realizadoras.

Se posicione

Para que os seus produtos ou serviços não sejam só mais um no mercado, defina qual a posição que você quer que eles tenham na mente dos seus clientes e trabalhe isso. Como nos exemplos abaixo:

  • O econômico
  • O prático
  • O sustentável
  • O moderno
  • O criativo

Divulgue

A última etapa ao utilizar a estratégia de diferenciação é divulgar, o seu público ao ter contato com o que você oferece precisa saber qual é o seu diferencial e o porquê deve escolher você ao invés dos concorrentes.

Isso é muito importante, não adianta criar uma estratégia e não divulgar para o púbico alvo.

Quando for divulgar seus produtos tenha a postura de que ele é único e demonstre o seu diferencial não esquecendo sempre de divulgar apenas o que o seu produto ou serviço cumpre de verdade.

Conclusão

Se diferenciar não é uma tarefa fácil mas com certeza é um caminho de sucesso e que irá elevar o seu produto para o próximo nível. Quando você tem um diferencial claro e definido e os seus clientes percebem o seu valor a concorrência se torna irrelevante e você conquista clientes fiéis e engajados.

Por último não se esqueça, a palavra de ordem para ter sucesso em qualquer estratégia é sempre em primeiro lugar pensar nas pessoas.

Me conta nos comentários, já surgiram ideias para o seu diferencial?

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