Hoje eu quero que você desperte para as possibilidades e crie algo seu e como no filme Matrix enxergue a verdade. Apesar de ser um filme antigo ele é um clássico e perfeito para fazer a analogia com o empreendedorismo, pois assim como na vida real no filme a maioria das pessoas estão vivendo uma realidade sem grandes possibilidades.

No Brasil recebemos uma educação que forma pessoas para trabalhar em empresas, tente se recorda de quais foram os incentivos que você recebeu na escola ou na faculdade para criar algo seu e perceberá que foram inexpressivos.

Salvo algumas exceções a preparação é sempre para o mercado de trabalho ou concurso público. Muitos empreendedores viram empreendedores quando ocorre uma demissão e são forçados pela necessidade de sobrevivência e pela dificuldade de recolocação profissional.

Como na Matrix parece que existe um plano já elaborado sem muitas opções que é ir para faculdade e trabalhar em uma empresa e muitas pessoas permanecem seguindo a manada sem se questionar se esse é o melhor caminho e se este lhe trará realização pessoal.

E se pudesse ser diferente. Se pudéssemos ser empreendedores como escolha primária em nossas vidas?

E se usássemos nosso potencial para criar algo nosso?

Para criar algo seu não pense que é preciso criar uma empresa complexa. Como empreender entenda usar o seu potencial para criar algo de valor para as outras pessoas e tomar as rédeas da sua própria vida criando as oportunidades. Qualquer profissão pode ser direcionada para o empreendedorismo. Começando por você analisar as suas capacidades e as necessidades das pessoas.

Suas capacidades são os seus talentos e habilidades, busque identificar o que você sabe fazer bem, que as pessoas pedem a sua ajuda e suas experiências profissionais.

Depois pense nas necessidades das pessoas que você poderia ajudar, de modo geral essas necessidades são: comer, dormir, se relacionar, ter saúde, se locomover, Hobbies, segurança, dentre outros. Lembre-se que as pessoas iram pagar pelo conhecimento que você tem e que elas não tem.

Fazendo isso você já terá algumas ideias do que você poderia criar, selecione pelo menos 3 ideias e analise qual seria a opção que você tem mais condição de explorar hoje.

A verdade é que precisamos despertar da Matrix, hoje, agora e buscar realizar os nossos sonhos, pois sabemos que nosso tempo aqui é limitado. Muitas possibilidades incríveis te espera se você começar a pensar no que pode entregar ao mundo em forma de produtos ou serviços de maneira independente.

No filme Matrix o protagonista tem uma escolha crucial tomar a pílula azul e voltar para a sua vida superficial e ilusória ou tomar a pílula vermelha e descobrir a verdade.

Qual a pílula que você irá escolher a azul ou a vermelha? A azul e continuar acreditando que o único caminho é este que você conhece ou a vermelha e despertar para a verdade cheia de possibilidades?

Eu sei que a pílula vermelha irá te tirar da sua zona de conforto e isso não será fácil mas acordar da Matrix vale a pena. E para o medo que por ventura irá surgir baixe o ebook gratuito do blog com os 5 passos para vencer o medo de empreender.

Me conta nos comentários quais ideias você teve para criar algo seu?

Se inscreva na newsletter deixando o seu e-mail para receber conteúdos exclusivos que vão te ajudar a acordar da Matrix.